Aposentadoria Rural

Aposentadoria Rural

É de extrema importância a garantia do direito de aposentadoria aos trabalhadores rurais, pois são eles os responsáveis da produção de grande parte da riqueza do país.

São incluídos neste grupo: os produtores rurais, os garimpeiros e pescadores.

Para ter acesso a este benefício, assim como os demais benefícios oferecidos pelo INSS, é necessário primeiro realizar um requerimento administrativo e para isso, é sempre importante contar com uma ajuda jurídica especializada, a fim de que seu pedido seja melhor instruído e assim, aprovado com mais rapidez.

Trabalhadores Rurais saibam como se aposentar:

Um dos requisitos principais para se alcançar este benefício é a idade. O homem precisa ter no mínimo 60 anos e a mulher precisa ter no mínimo 55 anos, para que se tenha direito à aposentadoria rural. Assim que atingir a idade necessária, já é a hora de requerer seus direitos.

O outro requisito é o chamado período de carência, que nada mais é que o tempo em que os trabalhadores rurais exercem suas atividades, podendo este período ser comprovado por diversos documentos utilizados no próprio dia a dia da atividade, ou seja, contratos, recibos de compra e venda de produtos, comprovante de pagamento de impostos, dentre muitos outros documentos.

Sabe aquela papelada que achamos desnecessária e algumas vezes não achamos importante guardá-la? Saiba que pode ser indispensável na hora de requerer seu benefício de aposentadoria.

O que fazer se minha aposentadoria rural for negada?

Todos os dias, vários contribuintes apresentam seus pedidos de aposentadoria rural por idade, entretanto, nem sempre este benefício é concedido. Isto porque muitas das vezes, o pedido administrativo não está bem instruído, em razão da falta de documentos e informações muito importantes e o INSS acaba negando o direito ao recebimento da aposentadoria.

Nesse caso, é a hora de você buscar um auxílio jurídico especializado, com profissionais que entendam e já tenham experiência com este tipo de demandas, pois assim, evitará um possível indeferimento/negativa pelo INSS.

O Escritório Ramon Felipe Advocacia está pronto para lhe ajudar a conseguir sua aposentadoria, pois nós somos experientes nessa área. Podemos lhe ajudar desde o requerimento administrativo até a fase judicial se for o caso, sempre com muito compromisso, respeito e dedicação extrema. Entre em contato!