Tipos de benefícios previdenciários: conheça os principais

Tipos de benefícios previdenciários: conheça os principais
1 ano atrás

Você sabe quais são os tipos de benefícios previdenciários disponíveis? Não? Tem conhecimento, mas tem alguma dúvida a respeito deles? Então, confira abaixo algumas informações importantes sobre os tipos de benefícios previdenciários e quem pode ter acesso.

Aposentadoria por idade e contribuição

A aposentadoria por idade é um dos tipos de benefícios previdenciários disponíveis. Neste caso, pode ter acesso a ele, homens que tenham idade acima de 65 anos e mulheres que já completaram 60 anos de idade.

No entanto, é preciso ainda ter contribuído com a Previdência Social por pelo menos 180 meses, pois assim a pessoa poderá receber em torno de 70% de sua média salarial.

Os trabalhadores rurais podem receber o benefício, denominado Aposentadoria Rural, porém eles precisam contribuir pelo menos cinco anos com a Previdência Social.

Outro benefício previdenciário é a aposentadoria por tempo de contribuição. Neste caso, a pessoa não precisa completar determinada idade, mas deve contribuir no caso dos homens, 35 anos e as mulheres, 30 anos.

É possível ainda optar pela aposentadoria proporcional, mas será necessário recorrer às regras de transição. No entanto, a aplicação delas é destinada apenas a alguns casos.

Aposentadoria por invalidez

Dentre os tipos de benefícios previdenciários, a aposentadoria por invalidez é considerada a mais comum. Os segurados passam a ter acesso ao benefício quando perdem a capacidade de exercer suas atividades laborais, seja por doença ou por algum motivo que resulte na falta de capacidade.

Pensão por morte

A pensão por morte é um benefício destinado aos dependentes e não ao segurado. Em caso de morte, o trabalhador segurado, seja ele aposentado ou não, dá aos seus dependentes o direito de continuar recebendo uma remuneração de forma contínua.

Esse pagamento é feito com o objetivo de substituir o que era recebido pelo segurado enquanto estava vivo.

LOAS/BPC

As pessoas de baixa renda, cuja renda familiar é de até 1/4 de salário mínimo por pessoa e que tenham mais de 65 anos ou que apresentem algum tipo de deficiência podem ter acesso ao LOAS/BPC

Diferente da aposentadoria, ele não exige tempo de contribuição. Em contrapartida, também não oferece décimo terceiro aos beneficiados.


Precisa de ajuda para solicitar algum benefício previdenciário? O escritório Ramon Felipe Advocacia está pronto para te ajudar! Entre em contato conosco e marque uma consulta!

0 Comentários

Seu comentário: